Um look completo e bem montado pede sempre um acessório como parte, seja colares, pulseiras, um brinco, anéis, piercings, tornozeleiras, há uma infinidade de opções que podem deixar o seu visual mais arrojado.
O mercado oferece diversas opções, cores, materiais e pedras para escolher o acessório perfeito para todas as ocasiões. Mas claro que na hora de comprar esse tipo de acessório sempre surge a dúvida, será que estou adquirindo uma jóia, uma semijóia ou bijuteria? Por isso, preparamos um guia para saber quais as principais diferenças entre as jóias e as semijoias.
Principais diferenças entre as semijoia e jóia
Composição
Para começar é importante entender como é do que são feitas as joias e semijoias.
As joias são feitas de metais nobres, como ouro, prata, platina, entre outros. Já as semijoias e as famosas bijuterias são confeccionadas com materiais mais inferiores, como latão ou níquel, por exemplo. No caso das semijóias elas são feitas de material mais barato, mas são banhadas com algum metal nobre.
Durabilidade
Um dos principais fatores que diferenciam esses dois tipos de jóias é a durabilidade. A Jóia por ser feita com materiais nobres e ter um acabamento mais perfeito, dura muito mais tempo. Uma joia bem cuidada pode durar a vida toda, virando herança de família. Pra isso tem que ser bem limpa e conservada.
Já as semijoias costumam durar menos tempo, em média de 3 meses até anos, mas claro, tudo depende também da maneira que são cuidados. Semijoias costumam ser inimigas do sol, da areia, do mar, do chuveiro e com o tempo vão desgastando, perdendo a cor e brilho.
Preço
Claro que o preço seria uma das principais diferenças entre as duas jóias. Justamente pela pureza e por que grande parte delas possui pedras preciosas, as joias são mais caras que as semijoias. Mas ainda assim é possível ter beleza, elegância e qualidade com as semijóias pagando bem menos.
Como diferenciar uma joia de uma semijoia?
Ai fica a maior dúvida, como não levar gato por lebre na hora de escolher entre uma jóia ou semijóia? Por mais difícil que pareça perceber a diferença a olho nu, há alguns detalhes que podem ser percebidos enquanto você faz a compra de um acessório. Sao eles:
- Acabamento – joia tem que ter mais qualidade e acabamento que uma semijoia, se atente a isso.
- Documento de garantia – Exija um documento ou cartãozinho de garantia na hora de comprar, todas as joias reais tem um. No caso das semijoias peça a garantia no caso de banho de ouro, geralmente é oferecido 1 ano de garantia nesses casos.
- Observe o acabamento
Como metais nobres costumam ter maior maleabilidade e há muita exigência de qualidade na confecção da joia, o acabamento será melhor.
- Procure marcas que atestam a procedência
- Grande parte das peças originais possuem um selo ou marca do fabricante, geralmente são aqueles números de série marcados na peça. No caso das peças em prata, elas possuem um selo interno escrito 925, atestando sua qualidade de metal. Compre sempre em lojas ou revendedores confiáveis pra não correr risco de cair em golpes.