O consumo excessivo de álcool pode comprometer a saúde de diversas formas.
O álcool faz parte de comemorações e momentos importantes na vida de várias pessoas, já que boa parte da população adulta é fã de um bom happy hour ou bons drinks, mas o que as bebidas alcoólicas têm de populares, elas também têm de prejudiciais, afinal o consumo em excesso ajuda a desenvolver diversos problemas de saúde, então é importante se manter atento e procurar ajuda de um profissional ou uma clínica de recuperação em sp a qualquer sinal de dependência.
O corpo humano precisa de uma alimentação saudável para funcionar de forma correta, mas durante a rotina ingerimos alguns alimentos e líquidos que podem ser extremamente prejudiciais para a saúde, e a bebida alcoólica em grandes quantidades pode ser um desses vilões, confira abaixo algumas doenças que o consumo de álcool em excesso e o alcoolismo pode podem causar:
Hepatite alcoólica
O consumo excessivo de álcool pode causar uma doença chamada hepatite alcoólica que provoca diversas alterações no fígado. Seus sintomas são dor abdominal do lado direito, inchaço no corpo, aumento do fígado e do baço, além de náuseas, vômitos e outros incômodos.
O tratamento pode variar de acordo com o quão avançada a doença está. A primeira etapa é o não consumo de álcool e uma alimentação mais saudável, existem alguns medicamentos, e nos casos mais graves, o paciente pode precisar de um transplante de fígado.
Transtornos psiquiátricos
Pouco se fala sobre essa questão, mas o consumo excessivo de álcool por um longo período gera diversos transtornos psiquiátricos e causa danos irreversíveis no cérebro, como problemas com raciocínio lógico, perda de memória e também a dificuldade de aprendizado.
Nesse caso, os tratamentos podem variar e costumam ser bem complexos, é primordial que se procure ajuda de profissionais e uma clínica de reabilitação, afinal o dependente precisa se afastar do vício o mais rápido possível, para completar qualquer tentativa de terapia com sucesso.
Cirrose
A cirrose é uma doença onde surgem fibroses, nódulos e cicatrizes no fígado por conta da destruição ou não funcionamento das células. Apesar de não ser o único motivo, o consumo excessivo de álcool pode desenvolver essa condição, que tem como principais sintomas: dor abdominal, náuseas, vômito, amarelamento da pele e dos olhos, inchaço na perna e no abdômen, entre outros.
Infelizmente, a cirrose não tem cura, e não é possível reverter os danos causados no fígado depois que eles acontecem. O paciente precisa tratar o vício com a ajuda de profissionais e prevenir o surgimento de novas fibroses e nódulos.
É muito importante ressaltar que os três exemplos citados são apenas o início do que o álcool pode fazer na vida de uma pessoa, que vai desde colaborar com o desenvolvimento de vários tipos de cânceres até problemas familiares e financeiros. Se você sofre dessa dependência ou conhece alguém com o problema, procure ajuda de profissionais e uma clínica de reabilitação, isso pode salvar a sua vida ou a de quem você ama.