Como escolher o tapete decorativo ideal

by Rapha Nunes
5 de outubro de 2021
Comments 0

O tapete é um dos acessórios mais úteis e versáteis na decoração, que permite um local aconchegante e cheio de estilo. No entanto, na hora de ir até a loja de tapete e adquirir um exemplar, a dúvida sobre qual escolher é recorrente. Para deixar mais fácil, reunimos algumas dicas para te ajudar, confira:

Largura X comprimento

O tamanho do tapete é algo fundamental e muda todo o design de um cômodo, por isso deve ser o primeiro ponto de atenção. Ele pode ser a última ou primeira peça para compor o restante, sempre em um tamanho superior ao sofá. O ideal é que caibam todos os móveis que formam o centro da sala, como sofá, rack e poltronas, mas se isso não ocorrer, o local da TV pode receber uma passadeira. Logo, o tamanho é medido de acordo com o sofá. 

Material

O material é algo que muda a durabilidade, aparência e limpeza. Em uma casa com crianças, animais e grande circulação de pessoas, é indicado um tapete que possa ser limpo com facilidade como os fabricados em sisal. Já os locais mais reservados e controlados que podem contar com os tapetes de pelo sem nenhum problema.

Os feitos em couro, lã e algodão, por exemplo, devem receber uma limpeza diferenciada e a seco, para não desgastar. Já os sintéticos tendem a ser mais simples e podem ser lavados em casa. 

 

Qualidade na escolha da loja de tapete

Quem deseja um produto que equilibre o preço com a qualidade precisa escolher uma loja de tapete que ofereça o melhor e seja reconhecida por isso. Um exemplo de referência é a Koord, que é especialista em tapetes personalizados.

As melhores empresas oferecem itens com confecção de alta qualidade, garantia, preço e as melhores formas de pagamento, algo ideal na hora da compra de um produto mais caro e impactante.

 

Cores e estampas

A decoração do local diz tudo sobre o tapete, que deve ser mais discreto em ambientes coloridos e repletos de mobiliários. Já os cômodos claros, discretos e pouco enfeitados, recebem com equilíbrio os tapetes mais chamativos, coloridos e estampados.

O ideal é optar por uma mesma paleta de cores, como os tons terrosos que variam entre o laranja e o marrom. Ela garante que cada peça converse entre si. No entanto, o estilo do tapete também deve ser parecido com os demais, como os rústicos que combinam com madeira.

Formatos de tapete

São diversos formatos disponíveis no mercado, como os retangulares, assimétricos de couro e os redondos. Um local com diversas repartições, como salas amplas, acomoda bem um tapete redondo e dão foco ao local com a peça. Já os ambientes menores e com uma única distribuição ficam melhores com os quadrados ou retangulares. O formato muda bastante conforme o gosto, mas também impacta na visualização do cômodo.

 

Agora que sabe quais são os pontos mais importantes para pensar antes de escolher o tapete ideal, não perca tempo e deixe sua casa impecável.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *