Saiba o significado da cruz para os religiosos

by Rapha Nunes
3 de março de 2022
Comments 0

É muito comum ver pessoas carregando a cruz religiosa em acessórios do dia a dia, como em colares e brincos, mas além de ser uma peça belíssima, ela carrega uma simbologia enorme. Para quem possui crença, a cruz funciona como um amuleto e ajuda a deixar a vida mais protegida e guiada por Deus, que ajuda a amenizar qualquer momento de aflição.

 

Não existe símbolo mais potente que o crucifixo no cristianismo, mas não foi sempre assim. A princípio ela era repudiada por representar o sofrimento de Cristo, mas depois passou a ser sinônimo de fé para lembrar o que foi feito como sacrifício. Hoje a crucificação é um fato histórico que mostra a salvação da humanidade, vista com emoção e a imagem dos crucifixos estão espalhadas por todas as igrejas e também entre os fiéis.  

 

“Temos de amar a Cruz, amar o Cristo pregado nela! É no Cristo crucificado que somos resgatados, salvos e libertos de toda a maldição, impureza e ação diabólica que ronda este mundo em que vivemos. Se existe um lugar onde o demônio foi vencido, foi na cruz de Cristo”, como descreve a passagem I Coríntios 1,23-24.

 

O primeiro crucifixo foi colocado na igreja Santa Sabina em Roma, para mostrar a vitória diante a morte, mesmo que seja forte a imagem de Jesus no objeto. Vale salientar que enquanto está apenas solo o símbolo é chamado de cruz e quando acompanha a imagem de Jesus é nomeado de crucifixo.

 

Se antes os praticantes do cristianismo precisavam esconder suas crenças e usavam o símbolo de um peixe para se reconhecerem, desde o século II ele foi substituído pela cruz ou crucifixo. Desde então os católicos se reconhecem pela presença do símbolo, normalmente presente em um acessório.

 

Mais que um item usado por pessoas de fé, o crucifixo é sinônimo de estilo. Ele deixou de ser considerado “brega” e é visto como um acessório que demonstra personalidade e é capaz de incrementar um visual com o objeto impactante.

 

A primeira celebridade a usar a cruz entre seus acessórios foi Madonna, a rainha do pop, com exemplares enormes e com pedrarias que jamais passaram despercebidos. Mas não é preciso ser extravagante ao usar o crucifixo ouro, ele tem modelos para todos os gostos, até os mais singelos e minimalistas.

Se alguns usam permanentemente o acessório para manter suas crenças e ter como amuleto de proteção, outros preferem colocar em meio a outros itens, como em um mix de colares onde um deles tem a cruz.

Significado da cruz para quem tem fé

A cruz ganhou um novo significado com a crucificação de Jesus, ela deixou de ser um objeto cruel destinado para execuções e passou a mostrar um novo lado, o sacrifício. Como Cristo se sacrificou por todos, hoje ela é uma prova do feito e uma amostra da vitória. 

Portanto, tem uma enorme importância para quem crê nos dizeres da bíblia e gosta de ter sempre a cruz para lembrar o gesto de Cristo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *